Conhecimento e Inteligência Emocional

Conhecimento e Inteligência Emocional

Graduação, pós graduação, mestrado, doutorado, cursos de extensão, especialização… Conhecimento nunca é demais e na realidade do mercado de trabalho, sua formação será sempre um grande diferencial competitivo para os recrutadores ou para construir a sua imagem profissional. Mas conhecimento sem aplicação prática não adianta muito.

Quando falo de aplicação prática, não estou falando apenas de fazer um estágio em alguma área relacionada a sua formação. Aplicar os conhecimentos absorvidos,também requer uma dose fundamental de autoconhecimento e inteligência emocional.

Em muitos momentos de nossa vida, negligenciamos nosso potencial simplesmente por não ouvir aquela voz interior, que nos diz a todo momento que podemos prosperar em algo. Por não confiar em nossa capacidade, acabamos dando mais ouvidos as nossas inseguranças e ao medo e assim, deixamos de lado oportunidades que poderiam ser muito boas, por simplesmente não acreditarmos em nós mesmos.

Inteligência emocional não é uma matéria fácil e não vende empacotada no mercado. É uma experiência individual, intensiva, constante, dolorida e relevadora. Não é fácil convidar nossos medos a se sentarem conosco na poltrona da terapia e encará-los de frente em uma conversa franca. Por isso, passamos a vida evitando o assunto e com isso, negligenciamos nossas vontades e até mesmo, nossa própria prosperidade.Postergamos sonhos, planos e metas.

A coragem de darmos um passo rumo a buscar uma melhor versão de nós mesmos, existe genuinamente dentro de cada um. Somos um conglomerado de sombra e luz, silêncio e som: Tudo está guardado em nosso emocional, muitas vezes de forma desorganizada, pois não damos a mesma importância em arrumar nossas emoções, como damos importância em arrumar a nossa casa. Nosso coração é nossa casa emocional e precisa rotineiramente de ajustes e cuidados. Todas as ferramentas que precisamos para dar aquela guinada em nossa vida ou transformar tudo que está ruim em algo bom, estão guardadas dentro de nós esperando para serem utilizadas.


Nosso cérebro é o verdadeiro MacGyver da cura ou da destruição emocional. Ele possui todas as respostas de todas as perguntas que você faz sobre você mesmo, mas ele guarda as respostas muito bem escondidas naquele submundo tão temido,chamado inconsciente. No inconsciente, nosso medo se instala, toma espaço e nos pede uma xícara de café. Passamos nossa vida servindo aos nossos medos.

Seus diplomas irão contar uma história que é genuinamente sua, construída com amor e dedicação. Cuidar de sua inteligência emocional é o que vai determinar se a sua história continuará a ser contada com eficiência e bem-estar, te trazendo autorrealização e resultados. Você só precisa encontrar o caminho certo para destravar seus bloqueios e crenças limitantes, para acessar um mundo cheio de novos caminhos e realizações, onde só existe um personagem principal, capaz de fazer um enorme sucesso: Aquele famoso VOCÊ.

Deixe uma resposta